Alma Lusa é uma publicação direccionada à comunidade de língua portuguesa e às raízes populares de Portugal na América. Um dos principais objectivos é preservar num documento escrito sinais das nossas tradições em New Jersey, New York, Pennsylvania, Massachusets, Connecticut, Florida e California. Este é um ponto que consideramos decisivo para os luso-descendentes. Por isso, vamos publicar textos que registem a história e os valores da nossa terra e das nossas gentes.

Trouxemos e levámos ao mundo inspirações diversas, saberes e sabores, palavras e estilos, danças e músicas. Temos sido, durante séculos, um povo que emigra, por isso, Portugal – aqui ou em qualquer lugar do mundo – é uma miscigenação de povos, hábitos e culturas. Um labirinto de história, de vidas cruzadas, de saudades, de alegrias.

Será uma espécie de regressar a nós, juntando dentro de uma revista tudo aquilo que anda disperso ao longo dos dias e dos anos de ausência de Portugal.

Esta publicação trimestral de grande reportagem, tem como ponto de honra manter um especial cuidado no grafismo e no papel, e assume-se como de interesse histórico/cultural, integrando-se na imprensa vocacionada para as Comunidades Portuguesas.

Contudo, não descurando o papel, sabemos que o mundo digital assume a maior das importâncias e, por isso, estaremos também espalhados pelo mundo inteiro através deste site que agora se apresenta.

O conceito editorial é inteiramente português. É uma revista nossa mas feita a pensar em todos vós numa época em que tudo acontece à escala global.

A partir de agora, onde houver um português, há uma Alma Lusa.